Infraestrutura

Lula promete nova ponte em Jaguarão

Presidente se encontrou com Lacalle Pou em Montevidéu

Foto: DP - Inaugurada em 1930, ponte Mauá é patrimônio reconhecido pelo Iphan e pelo Mercosul

Por Douglas Dutra
[email protected]

A Ponte Internacional Barão de Mauá, que liga Jaguarão, no Brasil, a Rio Branco, no Uruguai, foi tema da reunião entre os presidentes brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e uruguaio Luis Lacalle Pou, nesta quarta-feira (25), em Montevidéu. Lacalle Pou destacou a necessidade de aumentar a capacidade da travessia para potencializar a passagem de caminhões entre os dois países, e Lula se comprometeu em tirar o projeto do papel.

A construção de uma nova ponte no local já é uma pauta antiga, que vem sendo discutida entre mandatários dos dois países pelo menos desde 2005. Mais recentemente, em 2021, o então ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, afirmou que o projeto já estava pronto e dependia da liberação de orçamento. O plano prevê restaurar a ponte antiga após a construção de uma nova ponte.

"Estou até envergonhado, porque penso que assinei alguma coisa com Pepe Mujica e Tabaré [Vázquez, ex-presidentes] e achei que a ponte estivesse pronta. Eu quero assumir o compromisso de que vamos fazer essa ponte", disse Lula.

Lula visitou Uruguai nesta quarta-feira (25) (Foto: Ricardo Stuckert/PR)


Infraestrutura e Mercosul em discussão
Em reunião pela manhã, os mandatários discutiram temas comuns aos dois países. Além da Ponte Mauá, outras questões de infraestrutura estiveram na pauta, como a hidrovia na Lagoa Mirim e na Lagoa dos Patos e a dragagem do canal no lado brasileiro. Segundo Lacalle Pou, esse trabalho não exigiria um montante elevado e é importante para ambas as nações.

A criação de uma hidrovia conectando as Lagoas facilitaria o transporte entre os dois países, reduzindo custos e impulsionando o desenvolvimento da região. Com a hidrovia, o processo facilitaria o acesso aos portos de Pelotas, Rio Grande e Porto Alegre.

Já na fronteira oeste do Rio Grande do Sul, a pauta foi o aeroporto de Rivera, no lado uruguaio, e a sugestão do governo brasileiro de transformá-lo em aeroporto internacional.

Além de questões de infraestrutura, os presidentes discutiram a relação entre os dois países, com o Mercosul e com o resto do mundo. "A reunião me pareceu bastante produtiva, e a visão que o presidente [Lula] me trouxe, junto com a sua equipe, gerou bastante otimismo. Espero que possamos consolidar em pouco tempo", disse Pou.

Em sua fala, o presidente Lula destacou a parceria entre os países em seus dois primeiros governos, e ressaltou o papel do Brasil no desenvolvimento econômico do Uruguai. "Eu cansei de fazer discursos dizendo que o Brasil não poderia crescer sozinho, que deveria crescer junto com todos os países da América do Sul", disse Lula.

Lula disse também estar de acordo com o governo do Uruguai em mudar regras do Mercosul, e defendeu uma negociação em bloco com a China para tratar de um possível acordo comercial.

Lacalle Pou tem defendido a possibilidade de o Uruguai negociar unilateralmente com países de fora de Mercosul, e já tem discussões avançadas com a China para um tratado de livre comércio. Essa postura tem gerado desconforto com outros países do bloco. O presidente da Argentina, Alberto Fernández, chegou a dizer que o Uruguai está descumprindo as regras do Mercosul.


Prefeito vê promessa com otimismo
O prefeito de Jaguarão, Rogério Cruz (MDB), recebeu com otimismo a promessa de Lula de avançar a construção da nova ponte. "Estamos aguardando com muita expectativa, acreditando que esse sonho vai se tornar realidade", disse.

Cruz ressalta a importância da ponte para o escoamento de produção entre os países. "Temos uma ponte histórica, já bastante desgastada, e a necessidade de uma nova estrutura é primordial, porque toda a escoação das safras e das produções são feitas aqui pela cidade de Jaguarão", afirma.

Ponte é patrimônio histórico
A Ponte Internacional Barão de Mauá começou a ser construída em 1927 e foi inaugurada em 1930. À época, a ponte foi financiada pelo Uruguai como pagamento de uma dívida de guerra.

Com mais de dois mil metros de comprimento, a ponte foi o primeiro bem binacional tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em 2011, e é o primeiro patrimônio cultural reconhecido pelo Mercosul, em 2015. No Uruguai, a ponte foi reconhecida como Monumento Histórico Nacional em 1977.​

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Brasil e Argentina estudam criar moeda única para trocas comerciais Anterior

Brasil e Argentina estudam criar moeda única para trocas comerciais

MPC recomenda reprovação de contas do Estado de 2021 Próximo

MPC recomenda reprovação de contas do Estado de 2021

Deixe seu comentário